Mais um ano começando, mais uma oportunidade de fazer uma reflexão e criar as estratégias certas para um 2024 de muito crescimento.
Direto ao ponto, vou compartilhar contigo neste texto, quais são as 5 principais tendências de marketing e vendas de 2024.
Talvez você encontre novidades por aqui. Talvez você já tenha alguns pontos até implementados no seu negócio.
De qualquer modo, eu desejo que você se comprometa profundamente a construir a sua máquina de vendas.
#01 Automação de Whatsapp
Se você é empresário e ainda não tem um chatbot no Whatsapp para atender o seu cliente, saiba: você já está atrasado.
O robô do whatsapp te ajuda a realizar um pré atendimento rápido e assertivo que agrega valor para o cliente.
E se agregar valor para o seu cliente, otimiza o seu lucro.
Quem atende, por exemplo, o seu cliente fora do horário comercial e nos finais de semana?
Independente do seu negócio ser B2B (business to business – de negócio para negócio) ou B2C (business to costumer – de negócio para pessoa física). A automação vai facilitar a sua vida e melhorar a experiência do cliente.
Isso não quer dizer que você perderá a humanidade no seu atendimento. Você não precisa deixar o robô fazer todo o processo comercial (em alguns casos, sim, isso é possível e até recomendável).
Mas permita que ele faça pelo menos um filtro inicial das mensagens que você recebe. Um ser humano jamais terá a eficiência e velocidade que uma máquina possui.
#02 Universidade de Vendas
Apesar das plataformas EAD já terem surgido há alguns anos, a quantidade de empresas com treinamentos gravados para os seus vendedores ainda é mínima.
Em 2024, acredito que será a consolidação dessa ferramenta, se transformando de algo desejado para uma necessidade básica.
Uma trilha de capacitação é fundamental para o atingimento de metas, previsibilidade de resultados, padronização do atendimento e intensificação da cultura.
Além disso, ela contribui com o processo de integração e aprendizado dos novos vendedores.
Hoje, em quanto tempo o seu vendedor está preparado para entregar resultados? Quanto tempo você gasta treinando ele?
Já imaginou reduzir este tempo drasticamente? De 90 dias para 1 semana?
Esse é o poder de uma universidade corporativa de vendas.
#03 Inteligência Artificial p/ produção de conteúdo
A vida do profissional de design gráfico está muito mais fácil.
Com o poder da inteligência artificial uma arte fantástica que você gastaria no mínimo 30 minutos, se você fosse um excelente profissional, agora você pode fazer em questão de segundos.
Digitando um simples comando, você tem uma bela arte produzida.
Da mesma forma, a vida do copywriter está mais descomplicada.
Aquele texto que você precisava quebrar a cabeça, passando uma manhã toda escrevendo, a IA é capaz de produzir em instantes.
Isso quer dizer que a vida das agências de marketing e dos profissionais de marketing está acabada? Muito pelo contrário.
Se forem inteligentes poderão usar isso como diferencial competitivo, gastando mais tempo na estratégia do que na produção operacional.
Em consequência, podem entregar um trabalho mais rápido, mais qualificado e que gera mais resultado.
#04 Canal de Aquisição Forte: Influencers
Passa ano, vai ano e você já sabe que as mídias tradicionais vão perdendo cada vez mais espaço para internet.
Isso não quer dizer que elas não funcionem. Até porque se não funcionasse, não venderia. Rádio, TV, Outdoor, Panfletagem, etc.
Mas a verdade é que grande parte dos empresários, principalmente os já bem sucedidos, não acreditarão no impacto que os ”bloguerinhos” poderiam causar.
O mercado de influecers está se consolidando no Brasil, inclusive com o surgimento de várias plataformas como o Influency.me, Spark, Get Influencer, entre outras.
E isso não causa surpresa, tendo em vista que somos o terceiro país do mundo que mais utiliza as redes sociais, perdendo apenas para Índia e Indonésia.
A boa notícia é que esse é um mercado ainda pouquíssimo explorado e com uma imensa oferta de influenciadores disponíveis.
O que significa é que é uma excelente oportunidade de promover o seu negócio por um custo baixo e com grande chance de retorno.
Aproveite e faça acontecer. Quais são os influenciadores ou as páginas que você pode se aliar para atrair novos clientes para sua empresa?
#05 Playbooks Comerciais
Assim como a universidade corporativa, o conceito do playbook comercial já chegou no mercado há anos, mas nem 10% dos times de venda o possuem.
Afinal de contas, para que serve um playbook comercial?
- centralizar todos os processos comerciais em um único lugar
- ser um guia de consulta diário dos vendedores
- ser um instrumento de aprendizagem e integração dos novos profissionais
- diminuir a dependência do vendedor com o gestor comercial
- padronizar o atendimento e enterrar a cultura do ”cada um vende do seu jeito”
Mas se eles trás todas essas vantagens, por que poucas empresas têm?
Simples, porque ele dá trabalho, leva tempo e o investimento é alto. Se você é o ”empresário bombeiro” que só toma medidas visando o curto prazo, certamente você não vai construir o playbook de vendas do seu negócio.
Agora, se você já é um empresário mais consciente e compreende o crescimento que um Playbook de Vendas estruturado pode lhe proporcionar, certamente isso fará parte dos seus planos em 2024.
Como você já sabe, a The Wolves é uma assessoria comercial e produzimos o Playbook de Vendas de todos os nossos clientes.
Se você quiser saber mais como podemos te ajudar com essa demanda, clique aqui.
Conclusão
Desejo que seu novo ano seja repleto de paz, saúde e prosperidade. Que você possa colocar em prática as tendências que abordamos por aqui e faça seu negócio transbordar.
Acredito fortemente que precisamos criar um CNPJ muito maior que um CPF. Jamais permita que seu negócio fique preso a você ou a um grupo de pessoas.
Existe um propósito muito maior. Muitas vidas precisam da solução que você entrega e estão prontas para comprar.
Basta você colocar marketing e vendas para decolar. Espero que essas reflexões tenham agregado valor para você!
Um grande abraço!